Instituto Pensar - Economia Criativa ganha documentário inédito no Brasil

Economia Criativa ganha documentário inédito no Brasil

por: Mônica Oliveira 


De Caxias do Sul a Manaus, passando por Salvador, Rio de Janeiro e Brasília, o documentário traz experiências criativas exitosas de diversas regiões (Imagem: freepik)

A capacidade brasileira de criar e se reinventar, mesmo diante das adversidades, é exaltada pelo documentário Brasil Criativo.Doc. A obra, apresentada como primeira produção audiovisual sobre a Economia Criativa no Brasil, será lançada oficialmente nesta terça (8), às 17h, pelo Instagram (@historiasdeterapia) e pelo Facebook.

O documentário foi gravado antes da pandemia da Covid-19. Em doze episódios reúne as histórias de 12 empreendedores vencedores do Prêmio Brasil Criativo, que atuam na economia criativa brasileira. De acordo com o Jornal Dia a Dia, ao longo de três meses o Prêmio Brasil Criativo recebeu 585 inscrições, com 275 projetos habilitados para a fase classificatória e 36 finalistas em doze categorias da premiação.

Leia também: Criatividade pode manter emprego a salvo dos robôs e algoritmos

O média-metragem, idealizado por Lucas Foster e dirigido por Kaio Garcia, percorreu todas as regiões do país para mostrar o impacto social, econômico e cultural do empreendedorismo criativo nacional.

Também um entusiasta do Prêmio Brasil Criativo, Foster afirma que a iniciativa tem a missão fortalecer o ecossistema criativo do país.

"Nós acreditamos na importância do audiovisual como uma poderosa ferramenta de inspiração e exportação do talento e do potencial criativo dos nossos empreendedores. Depois de ter recebido a chancela do Ministério da Cultura  e o apoio institucional da UNESCO, tínhamos a certeza que era a hora de levar as histórias dos empreendedores criativos brasileiros para o mundo?, disse Lucas Foster, que também é reconhecido como criador e responsável pela realização global do Dia Mundial da Criatividade.

Experiências

A produção retrata a diversidade das iniciativas e a potência da criatividade do povo brasileiro através de criações e inovações em áreas como arquitetura, moda, publicidade, artes cênicas, games, tecnologia e música.

Com diferentes abordagens da Economia Criativa em cada episódio, o documentário apresenta experiências como a do projeto Cidades.CO, vencedor na categoria "arquitetura?. O projeto desenvolveu uma plataforma para que as pessoas possam exercer seu protagonismo social tornando espaços mais humanos e acessíveis.

Na categoria "música?, o Cultura Hip Hop nas Escolas, que usa o gênero musical para democratizar a arte no ensino público, é outra iniciativa mostrada no documentário. Já no campo da "pesquisa e desenvolvimento?, o Brasil Criativo.Doc destaca a solução inclusiva pensada pelo aplicativo Giulia para Surdos, que traduz placas, embalagens e sinais de locais públicos de lazer e turismo para libras.

A economia criativa é um setor estratégico para o desenvolvimento e para a inovação da economia brasileira. Segundo dados da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (FIRJAN), o PIB Criativo foi responsável por 2,64% do total, gerando mais de 1 milhão de empregos através de 260 mil negócios formais.



0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: